quinta-feira, 26 de abril de 2012

DÍZIMO E OFERTAS NA BÍBLIA


            Antes de qualquer coisa gostaría de dizer que a Pastoral do Dízimo sustenta as demais Pastorais. Para implantar a Pastoral do Dízimo é necessário, dentre outras coisas, que haja uma preparação prolongada com a equipe de pessoas que vão ser ou que já são missionários do Dízimo. É o período de formação e conscientização, baseado nos textos bíblicos.
            Devemos implantar a Pastoral do Dízimo numa paróquia ou comunidade por vários motivos:
  1. Primeiro, porque o Dízimo é um dos primeiros projetos de Deus e, portanto, não é invenção de padres ou pastores;
  2. Segundo, porque o Dízimo tem como finalidade a sustentação e edificação do Reino de Deus. Assim sendo, o Dízimo é a única fonte de renda justa e aprovada por Deus[1];
  3. Terceiro, para mostrar que todo católico deve ser dizimista para receber as bênçãos e graças de Deus (Cf. Ml 3,11);
  4. Quarto, porque o Dízimo é acima de tudo um dever de gratidão a Deus pelos inúmeros benefícios recebidos continuamente. O maior deles é a Vida. Deus nos deu a vida e mais que isso, nos salvou, em seu Filho, Jesus Cristo. A Ele nós devemos a vida e a salvação. Portanto, tudo o que temos é dom de Deus e, por isso, tudo o que fazemos para alcançar nossa salvação é insuficiente. A nossa renuncia e a preocupação de sermos bons é para corresponder e retribuir o amor de Deus por nós; é pra agradecermos o gesto de amor na Criação e na Redenção realizadas em nosso favor;
  5. Quinto, porque nossa Diocese já está com mais de 30 anos de caminhada de evangelização. Já caminha com as suas próprias pernas e mais: ela deve “gerar” e “sustentar” suas obras de evangelização.

              O Dízimo não é um negócio que fazemos com Deus, mas é uma manifestação e demonstração de gratidão a Ele por tudo o que temos recebido (Cf. Ml 3,8-9). É conseqüência, é resultado de uma fé amadurecida, é gerador de espírito de fé.
Quem não devolve o seu Dízimo comete pecado? O Dízimo é obrigatório? O Dízimo é direito de Deus, é um mandamento de Deus (Cf. Dt 26,12-13; Ml 3,8-9).

O que é o Dízimo?
·      É partilha! Partilhar não é dar o que sobra. Partilhar é dar o que o outro precisa;
·      Não é pagamento. É uma devolução de um pouco do muito que Deus te concede a  todo o momento;
·      É um canal extraordinário de graças; fonte de alegria;
·      O Dízimo não é uma porcentagem (10%). É mais que isso, um compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres;
·      É uma devolução espontânea, comunitária, livre, alegre, generosa e familiar, consciente, sistemática, não é um imposto, uma taxa, um tributo para aplacar a justiça na consciência.

O que diz a Bíblia sobre o Dízimo?
Gn 14, 8-20  “Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus, recebe o dízimo de Abrão”. O Dízimo deve brotar da gratidão, do reconhecimento de que Deus é o Senhor de tudo. Se tenho é porque Ele me deu.

Heb 7,4  Considerai, pois, quão grande é aquele a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos seus mais ricos espólios”.  Abraão, nosso pai na fé, pagou o dízimo. Quem de nós pode auto-isentar?

Dt 14, 22-26 “Porás à parte o dízimo de todo o fruto de tuas semeaduras, de tudo o que teu campo produzir cada ano”. O dízimo é destinado a peregrinação (à casa do Senhor), a cada  três anos. É um dízimo com o fim específico: uma finalidade absolutamente espiritual. Deus exige o dízimo e os primogênitos.

Dt 14, 27-29 “Daí o Dízimo para que o levita, o órfão, a viúva, o estrangeiro possam comer à saciedade, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras de tuas mãos”. Os nossos empreendimentos dão resultados porque são abençoados. E são abençoados quando partilhamos o dízimo com os que não podem sustentar-se.

Dt 12, 11-14; 15-28 “O Senhor escolheu um lugar de entregar o Dízimo”. Hoje, a equipe, com a participação do Padre, deve receber o dízimo e ajudar a Comissão da Comunidade, como os filhos de Levi ajudaram aos sacerdotes no Templo, naquela época.

Nm 18, 26-28 “Os levitas tinham que dar uma parte do dízimo a Arão”. Os padres ou agentes de pastorais têm que pagarem o dízimo. O dízimo serve para ajudar os pobres, os doentes ou os que não tenham condições de manter-se e para as necessidades da paróquia  e da comunidade.

1 Cor 9, 4-14  “Não temos o direito de comer ou beber? Pois é direito daquele que prega o Evangelho viver do Evangelho”. Os padres, as irmãs ou agentes de pastoral adquirem o direito de participar das ofertas e do dízimo na medida em que se dedicam à comunidade.

Mt 22, 15-21 “O próprio Jesus, para não escandalizar, pagou o tributo”. O imposto, paga-se o devido; a Deus, oferece-se conforme manda o coração. Supõe aqui um coração conscientizado que conhece seus deveres, as necessidades da paróquia e corresponde por amor, por justiça.

Gn 28,20-22 “Jacó estava fazendo negócio com Deus: pedia proteção, comida e tranqüilidade; se Deus o atendesse, ele lhe daria 10%”. Deus o atendeu e Jacó cumpriu sua promessa. Não tenha medo de pedir e ser fiel a Deus, como Jacó fez.

Lv 27, 30-31 “Todos os dízimos da terra, do gado, etc., será consagrado ao Senhor”. O dízimo é propriedade do Senhor. Vemos explicitamente nesta passagem, a obrigatoriedade do dízimo. Se tenho dez laranjas, uma é de Deus.

Mal 3, 8-11 “Pode o homem enganar o seu Deus?”.  “Pagai integralmente o dízimo e vereis se não derramo a minha benção além do necessário”  O dízimo é algo importante e sério. Ficar com o que é dos outros é roubo. O verdadeiro sentido do dízimo está aqui. Deus pede o dízimo e diz porque.

Tb 1, 6-7 “Dirigia-se ao templo do Senhor de Israel, oferecendo fielmente as primícias e os dízimos de todos os seus bens”. Tobit foi sempre um homem bom, fiel e temente a Deus, por isso, era protegido por Ele contra qualquer desgraça.

Mt 23, 23; Lc 11,42  Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, mas não praticais a justiça, a misericórdia”. O fato de pagarmos o dízimo não nos autoriza a praticarmos injustiças e sermos exploradores.

O Que Diz A Bíblia Da Oferta?
Lc 21, 1-4  Em verdade vos digo, esta pobre viúva depositou mais do que os outros”. O quanto da oferta é medido pela fé, e não pelo saldo bancário.

At 2, 44-45  Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum”. A medida do conhecimento da graça de Deus é a medida do amor aos irmãos; a partilha dos bens materiais expressa conversão.

Lc 19,8  Zaqueu disse: Senhor vou dar a metade de meus bens aos pobres e restituirei quatro vezes mais aqueles que defraudei”. Temos aqui uma co-responsabilidade a partir do arrependimento de uma vida errada, contrária aos projetos de Deus.

2 Cor 9, 12-13  A oferta prevê as necessidades dos irmãos e a abundante fonte de ações de graças a Deus”. Tua oferta é benção para o necessitado, é fator de multiplicação dos teus bens e é a tua ação de graças pelos bens recebidos.

Dt 24, 19-21 “Deus se preocupa com os pobres e estabelece o direito deles à vida. A terra é dom de todos os homens”. Devemos ajudar os necessitados. Se deixarmos alguém com fome, tendo o que dá a ele, estamos sendo responsáveis pela fome dele.

2 Cor 9, 7-11  Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o quem dá com alegria”. Tanto o dízimo como a oferta deve ser medidas conforme o coração; toda riqueza deve ter como objetivo a partilha e a justiça.

1 Tm 6,10  A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro; e pela cobiça alguns se desviaram da fé e vivem atormentados em muitas aflições”. Não devemos apegar-nos ao dinheiro, pois, ele pode tornar-se nosso deus.

At 4, 36-37  Há quem dá com a liberdade e obtém mais; outros poupam de mais e vivem na indigência”. Há os que sentem um impulso especial e colocam tudo a serviço do Reino. São os verdadeiramente livres.

Lc 16, 10-11  Aquele que é fiel nas pequenas coisas, será fiel nas coisas grandes”. À medida que somos fiéis ao pouco, seremos contemplados com muito mais, porque com mais seremos fiéis.

2 Cor 8, 1-3  Sou testemunha de que segundo as suas forças e até além das forças, contribuíram espontaneamente”. Esta prática demonstra maturidade cristã, co-responsabilidade e verdadeira comunhão com os mais necessitados.

Lc 6, 38  Dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque com a mesma medida com que medirdes, series medidos vós também”. Cada um receberá conforme o que tiver dado e da mesma maneira. Portanto, saibamos contribuir com alegria e boa vontade e assim seremos abençoados por Deus abundantemente.


[1] Todas as formas de arrecadação fora do Dízimo, reproduz o sistema e a lógica capitalista: Troca e venda. E ainda: antes se fazia Festas com arraial, com vendas de bebidas alcoólicas, danças, jogos de azar, leilões... gerando conflitos e danos físicos ou morais terríveis às pessoas e à Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário