quinta-feira, 26 de abril de 2012

DÍZIMO E SUAS DIMENSÕES: SOCIAL, MISSIONÁRIA E RELIGIOSA.


Objetivo: Tornar Jesus mais conhecido e amado através do Dízimo.

Canto: Agora é tempo de ser Igreja

Acolhida: Caríssimos irmãos e irmãs iniciemos, nosso encontro acolhendo a todos com alegria. É muito bom nos encontrarmos neste encontro para falar do amor de Deus e do dízimo que é um mandamento da Igreja, e também para que o Espírito Santo que nos colocou nessa missão, permaneça conosco e o ilumine, dando-nos sabedoria para servir com amor e carinho a Igreja de Cristo. Somo todos missionários do Senhor anunciando e trabalhando para que todas as pessoas vivam a fé e o amor de Deus. Com muita alegria e fé, invoquemos a Santíssima Trindade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração inicial: Senhor, que a devolução do Dízimo cure nossa avareza e nos faça participar das imensas riquezas de Deus. Esta iniciativa, Senhor, é o primeiro passo para o nosso desapego ao dinheiro e para despertar nossa confiança em Ti e o abandono total em tuas mãos. Fazei-nos Senhor abandonar totalmente nossas vidas ele possa fazer em nós tudo àquilo que planejou desde a eternidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

FATO DA VIDA: Dona Joaquina era uma mãe de família e tinha quatros filhos, e estavam passando por uma situação difícil, mas ela do pouco que ganhava contribuía com seu dízimo. Dona Joaquina recebeu o convite para ser coordenadora do dízimo e ela mesma com as dificuldades financeiras aceitou. Em uma tarde de sábado, e a missa do Dízimo era a noite, dona Joaquina resolveu fazer um envelope do dízimo para seu esposo, ela pensou: “Se eu coloco R$ 2,00 no meu envelope, então eu divido um para mim e outro para ele”. Assim fez e para sua surpresa nessa mesma tarde alguém lhe deu um emprego. Seu esposo ficou muito feliz com o emprego e partir daquele dia até hoje dona Joaquina, seu esposo e seus quatros filhos são dizimistas. E todos são muitos felizes.

REFLEXÃO
§  O que você acha da história?
§  Com a contribuição do dízimo dona Joaquina foi abençoada?

CANTO: Eu vim para escutar

Palavra de Deus (Dt 14, 22-29)
Todos os anos separam o dízimo dos produtos de teus campos, comerás na presença do senhor teu Deus no lugar que ele escolher para a morada do seu nome, o dízimo do teu trigo, teu mosto e teu azeite e os primogênitos de tuas reses e ovelhas, para que aprendas a respeitar o senhor teu Deus enquanto durar tua vida. Se o caminho te parecer longo e não conseguires carregar tudo, porque o senhor teu Deus te abençoou, e porque está longe o lugar que o Senhor teu Deus te escolhido para aí por seu nome, tu o venderás, porás o dinheiro numa bolsa e o levarás ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. Aí comprarás o que te aprouver: reses, ovelhas, vinho, licores tudo o que o apetite te pedir, e o comerás na presença do Senhor, desfrutando-o tu e os teus. Mas não descuides do levita que mora próximo de ti, pois não lhe coube nada na divisão da herança. A cada três anos separarás o dízimo da colheita do ano e o depositarás às portas da cidade. Então, virá o levita, que não se beneficiou na divisão de vossa herança, o migrante, o órfão e a viúva que vivem próximos de ti, e o comerão até fartar-se. Assim, o Senhor teu Deus te abençoará em todas as tarefas que empreenderes.

Porás a parte o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano, daí o dízimo para que o órfão, a viúva e o estrangeiro possam comer e saciar-se e que o senhor teu Deus te abençoe em todas as obras de tuas mãos.

REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS
O dízimo que devolvemos à Deus na Igreja tem três finalidades: Religiosa, Social e Missionária.
1.    Finalidade Religiosa: Tem como objetivo ajudar a paróquia na formação de catequistas, coordenadores, líderes comunitários e agentes de pastorais e movimentos, e conseguir recursos e materiais para a formação dessas pessoas. Quando você vem à Igreja participar da Santa Missa, rezar ou batizar um filho percebe que tudo o que existe nela é para o seu próprio bem e salvação. Com o nosso Dízimo a comunidade paga conta de luz, telefone, material para a secretaria, despesas com viagens pastorais da paróquia, etc. Para atender estas necessidades e tantas outras aqui não mencionadas, a Comunidade necessita da colaboração e do Dízimo de todos;
2.    Finalidade Social: O dizimista ajuda a sua igreja a atender as necessidades dos irmãos carentes, doentes, idosos, menores abandonados e todos aqueles que de uma forma ou de outra precisam de ajuda. Se eu não contribuo com o Dízimo e a minha Comunidade não atender alguma pessoa necessitada, um dia Deus vai me pedir contas: “Tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber...” (Mt 25,42-43).
3.    Finalidade Missionária: Com o dízimo que levamos à Igreja ajudamos a nossa Diocese na manutenção do seminário para a formação de futuros padres. E também aqueles que se dedicam ao Evangelho. A Comunidade tem que ser missionária. A Igreja não vive só de oração. Ela vive de oração e ação. Oração e a ação são duas pernas que devem andar juntas, ir e anunciar: “Ide por todo o mundo, anunciai o Evangelho” (Mt 28,18-20).

VIDA EM ORAÇÃO:
Ó Deus, pai bondoso, que quereis a salvação e a união de todos, junto de vós.Olhai por nós dizimistas. Fortalecei nossa fé para que continuemos ser dizimistas fiéis, olhai também por aqueles que ainda não são dizimistas, que o espírito santo os ilumine com a luz da fé, iluminai também os que vivem afastados da Igreja pelo o pecado ou pelo esquecimento. Ajudemos a reunirmos numa só família para que nos amemos como irmãos. Maria, mãe da Igreja, dai-nos a graça da comunhão com vosso filho Jesus. Amém.

BENÇÃO FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário